quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ocupa Marina da Gloria

IPHAN: órgão público e técnico preservando o patrimônio ou aparelhado e político destruindo-no?
Recebemos ontem por inbox depoimentos de uma funcionária de carreira do IPHAN, que permitem entender como uma instituição técnica que deveria preservar nosso patrimônio cultural se tornou um órgão político e aparelhado. Recomendamos muito a leitura para dar perspectiva de como o corte de 300 árvores no Parque do Flamengo, tombado em 1965, foi permitido!
"Muito boa iniciativa! Só com muita pressão pra criar alguma comoção aos citados, Jurema Machado [presidente do IPHAN] e Ivo Barroso [superintendente no Rio]! Digo isso como servidora do IPHAN, há 30 anos, e muito indignada com os rumos que a Instituição vem tomando! Já tivemos problemas sérios envolvendo os conselheiros do IPHAN, que existem desde que a Instituição foi criada e exatamente pra evitar as decisões políticas, que atentem contra o patrimônio. Há casos em que eles sequer são ouvidos... quando não são sumariamente desrespeitados nos seus pareceres. Eu, assim como muitos outros servidores, ficamos muito indignados com a desconsideração do IPHAN, tanto com relação aos seus próprios quadros, que se não são "amigos do rei", têm a mesma importância que uma porta, como principalmente com a população. Não há qualquer interesse em informar, comunicar, justificar... nenhuma das suas ações a ninguém mais além deles mesmos!
É um absurdo uma Instituição que é PÚBLICA FEDERAL, não se ocupar minimamente de dar satisfação à população quanto ao destino dos impostos CAROS que paga e que são geridos pela Instituição. De igual forma, esses descalabros que são cometidos contra o patrimônio público, a bem de interesses que nunca são os nossos. Assim foi com o Maracanã, e está sendo com a Marina da Glória.
Essa gestão do IPHAN está de dar arrepios! Na última greve dos servidores, a Jurema Machado judicializou o movimento, fazendo uso de um dossie, com fotos de servidores e até conversas de Facebook, inclusive, alimentado pelo Ivo Barroso, que foi enviado à Justiça. Nunca tivemos uma situação dessas na Instituição! Tivemos ponto cortado, fomos ameaçados de demissão por justa causa, e daí pra baixo, porque entramos em greve pelo cumprimento de ACORDOS ASSINADOS e não cumpridos.
O IPHAN, assim como as demais instituições federais do Ministério da Cultura, está em vias de extinção, porque os nossos salários são os piores do executivo e quem passa nos concursos não fica na instituição. Não há incentivo à formação e não há respeito profissional algum.
Enfim! Desculpem a extensão das lamúrias, mas acho importante mostrar a realidade que vivemos e quem são essas pessoas que estão hoje à frente do IPHAN."
"Mas acho importante acrescentar que a população também não cobra, né? As instituições públicas nadam de braçadas nos interesses do empresariado, porque o povo não se mostra muito interessado em saber o que é feito do dinheiro que paga em impostos..."
"[É uma instituição] Importante, mas de uma arrogância enorme! Aliás, sempre foi uma instituição elitista, burguesa até não poder mais, bora combinar! Já ralei muito pra conseguir desenvolver propostas que pudessem aproximar a comunidade da instituição, mas dei com todos os meus burros n'água. O IPHAN tem alergia a povo! Se sou eu, ou qualquer outro colega "da militância" a propor, então, causamos urticária nos mais conservadores. Mas vejo alguma responsabilidade nossa (do povo) também, porque temos a cultura de não cobrar dessas instituições a sua interface com a população. Já temos uma imprensa que não faz força alguma pra informar as pessoas, e a isto se soma a indiferença das pessoas com relação ao nosso patrimônio. E aí, quando nos damos conta, já venderam, entregaram... tudo o que temos aos interesses privados. No meio dessa história também tem o PAC, que já apelidamos de paquiderme, porque só causa estragos. E a "ordem" do governo é aprovar tudo que diga respeito ao PAC, sem causar problemas. Aí, basta nomear qualquer um que tope fazer o jogo do governo, e tudo bem. Os dirigentes do IPHAN hoje são todos de fora da Instituição.
Logo, não têm qualquer compromisso com a continuidade da Casa... se vai sobreviver, se teremos patrimônio daqui a 20 anos, se a Marina vai ficar sem árvores, se o Maracanã vai parecer um banheiro... E boa parte dos quadros coloca os galhos dentro, sobretudo, se tem cargo, ou função que lhes garanta uns caraminguás a mais. E aí, sobram os insatisfeitos, os mesmos de sempre... que brigam, que fazem greve, que participam dos movimentos, mas que acabam gritando a esmo, porque não temos apoio de parte alguma."
"Desde o Collor, que estamos vivendo o desmonte do serviço público. Nós, servidores, tornamo-nos a escória do País, porque não interessa fortalecer instituições que estão aí... ou deveriam estar... pra embarreirar as aspirações do empresariado. Sem servidor público não existe política pública, não existe fiscalização, regulação... Quando os cargos chave das instituições são usados como moeda de troca e distribuídos politicamente a quem está ali apenas pra construir portfólio pessoal, pra beneficiar seus próprios pares, as instituições se tornam meros braços da iniciativa privada. Com o IPHAN não é diferente! Vejam só que a coisa de uns 4 anos, quando o atual diretor do Departamento de Patrimônio do IPHAN assumiu... esse mesmo que assinou a autorização pro Projeto da Marina da Glória... a primeira providência do sujeito foi acabar com o Departamento aqui nos Rio. Com a desculpa de que todo os órgãos da administração pública deveriam se restringir à Brasília (coisa da época da ditadura), o cara destruiu uma equipe de trabalho que era a massa crítica da Instituição. De lá pra cá, todas as decisões passaram a ser tomadas a portas fechadas, lá em Brasília, e sem resistência alguma. Eu tô muito cética quanto à melhoras neste triste quadro, e um claro indicador de que as perspectivas são funestas é essa manobra cretina do eduardo cunha, de levar a discussão do financiamento privado de campanha pra Câmara, pra que a máfia lá instalada torne esse descalabro constitucional. Se isto acontecer, bora dar adeus às nossas aspirações de uma país mais justo."
‪#‎OcupaMarina‬
‪#‎ResgateIPHAN‬
‪#‎ValorizaçãoPatrimônio‬
‪#‎SOSParquedoFlamengo‬
‪#‎EmbargoJÁ‬

Nenhum comentário: