domingo, 4 de novembro de 2012

Lista Aponta 10 "Práticas de Corrupção' Do Dia A Dia Do Brasileiro


Mariana Della Barba

Quase um em cada quatro brasileiros (23%) afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser um ato corrupto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Vox Populi.

Os números refletem o quanto atitudes ilícitas, como essa, de tão enraizados em parte da sociedade brasileira, acabam sendo encarados como parte do cotidiano. "Muitas pessoas não enxergam o desvio privado como corrupção, só levam em conta a corrupção no ambiente público", diz o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira.

Ele é coordenador nacional da campanha do Ministério Público "O que você tem a ver com a corrupção", que pretende mostrar como atitudes que muitos consideram normal são, na verdade, um desvirtuamento ético. Como lida diariamente com o assunto, Moreira ajudou a BBC Brasil a elaborar uma lista de dez atitudes que os brasileiros costumam tomar e que, por vezes, nem percebem que se trata de corrupção. A lista inclui não dar nota fiscal, não declarar Imposto de Renda (IR), tentar subornar o guarda para evitar multas, falsificar carteirinha de estudante, dar/aceitar troco errado, roubar TV a cabo, furar fila, comprar produtos falsificados, no trabalho, bater ponto pelo colega e falsificar assinaturas.

"Aceitar essas pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrupções", afirma o promotor. "Seguindo esse raciocínio, seria algo como um menino que hoje não vê problema em colar na prova ser mais propenso a, mais pra frente, subornar um guarda sem achar que isso é corrupção." Segundo a pesquisa da UFMG, 35% dos entrevistados dizem que algumas coisas podem ser um pouco erradas, mas não corruptas, como sonegar impostos quando a taxa é cara demais.

Otimismo
Mas a sondagem também mostra dados positivos, como o fato de 84% dos ouvidos afirmar que, em qualquer situação, existe sempre a chance de a pessoa ser honesta.
A psicóloga Lizete Verillo, diretora da ONG Amarribo (representante no Brasil da Transparência Internacional), afirma que em 12 anos trabalhando com ações anti-corrupção ela nunca esteve tão otimista - e justamente por causa dos jovens.

"Quando começamos, havia um distanciamento do jovem em relação à política", diz Lizete. "Aliás, havia pouco engajamento em relação a tudo, queriam saber mais é de festas. A corrupção não dizia respeito a eles." "Há dois anos, venho percebendo uma grande mudança entre os jovens. Estão mais envolvidos, cobrando mais, em diversas áreas, não só da política." Para Lizete, esse cenário animador foi criado por diversos fatores, especialmente pela explosão das redes sociais, que são extremamente populares entre os jovens e uma ótima maneira de promover a fiscalização e a mobilização.

Mas se a internet está ajudando os jovens, na opinião da psicóloga, as escolas estão deixando a desejar na hora de incentivar o engajamento e conscientizá-los sobre a corrupção.

"Em geral, a escola é muito omissa. Estão apenas começando nesse assunto, com iniciativas isoladas. O que é uma pena, porque agora, com o mensalão, temos um enorme passo para a conscientização, mas que pouco avança se a educação não seguir junto", diz a diretora. "É preciso ensinar esses jovens a ter ética, transparência e também a exercer cidadania."

Políticos x Cidadão Comum
Os especialistas concordam que a corrupção do cotidiano acaba sendo alimentada pela corrupção política. Se há impunidade no alto escalão, cria-se, segundo Lizete, um clima para que isso se replique no cotidiano do cidadão comum, com consequências graves. Isso porque a corrupção prejudica vários níveis da sociedade e cria um ciclo vicioso, caso de uma empresa que não consegue nota fiscal e, assim, não presta contas honestamente.

De acordo com o Ministério Público, a corrupção corrói vários níveis da sociedade, da prestação dos serviços públicos ao desenvolvimento social e econômico do País, e compromete a vida das gerações atuais e futuras.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6276003-EI306,00-Lista+aponta+praticas+de+corrupcao+do+dia+a+dia+do+brasileiro.html?fb_action_ids=368212133262653&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%22368212133262653%22%3A240954656034073%7D&action_type_map=%7B%22368212133262653%22%3A%22og.likes%22%7D&action_ref_map=%5B%5D&code=AQByElwQGgGqlJOTcpTgSFwkWoSnGHSHBKQCFsEGzCgs4wmMq048j0DBJQBMfgSy9swgZPPnkQF08gcHG8xWBKZDj1OI7lTumk5hYjkeKHpXPdcrN9FEbp10IefJPaVlUoJqz4SuxKtj8DXxIFsrZkxqMhhYp1Er_8vooZdsgP3kGLSTCUtrPcyxeaCMSc4T-LHhit2ZJRV968iq-eXqKZG0#_=_

sábado, 1 de setembro de 2012

Marcelo Freixo quer ampliar acesso à cultura nas zonas Norte e Oeste


O deputado estadual Marcelo Freixo, candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PSOL, participou de um debate na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Centro da cidade, como mostrou o RJTV.

O candidato  foi convidado a expor suas propostas na área de cultura para profissionais e estudantes de cinema e vídeo. Ele respondeu a perguntas da plateia e também ouviu sugestões.

Marcelo Freixo falou da importância de ampliar o acesso à cultura na cidade e defendeu a necessidade de incentivar a produção de cultura dentro dos bairros, principalmente nas zonas Norte e Oeste do Rio.

“A gente tem que fazer com que esse acesso ao filme, ao cinema, aconteça já na escola. Ter um cineclube em cada uma das escolas do Rio de Janeiro é um grande sonho, um sonho possível, para que, desde pequenas, as crianças possam ter acesso ao audiovisual, possam pensar o Rio através da cultura. Esse é um processo que qualifica o nosso modelo de educação e torna a cultura mais acessível”, ressaltou Freixo.

Depois da palestra, o candidato foi conhecer a escola, que oferece cursos de formação técnica na área de audiovisual com vagas gratuitas para moradores de comunidades de baixa renda.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2012/noticia/2012/08/marcelo-freixo-quer-ampliar-acesso-cultura-nas-zonas-norte-e-oeste.html

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cidade Paisagem Urbana

Mais uma vitória da cidade do Rio de Janeiro contra o governo brasileiro! A Cidade Maravilhosa recebeu mais um prêmio, desta vez da UNESCO, a cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade.

É a primeira vez que uma cidade ganha este título, os outros patrimônios sã de jardins, palácios, etc, lugares pequenos ou parte de outros locais. Somente o Rio de Janeiro conqistou este título! Graças a Deus, lá fora as pessoas olham com bons olhos a nossa cidade, bem diferente das atrocidades que nossos governantes políticos fazem conosco.

Muitas pessoas podem até não dar o devido valor a este título, mas que isto nos põe cada vez mais forte no cenário mundial, não se tem a menor dúvida.

Eu amo ser carioca! Só quem é sabe o que representa ser fruto desta Cidade Mais Que Maravilhosa!

sábado, 26 de maio de 2012

12 Vetos & 32 Modificações

http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/05/presidente-dilma-vetou-12-artigos-do-novo-codigo-florestal.html

No entanto, o relator do projeto, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), deixou a cargo dos estados fixar o tamanho da recomposição em propriedades maiores. Isso era interpretado como uma possível anistia a desmatadores, porque poderia liberar quem suprimiu vegetação de recuperar as matas. Em razão disso, o artigo foi vetado pela presidente Dilma.

Pela proposta nova do governo, voltam regras mais específicas para as faixas, variando conforme o tamanho da terra. A intenção é de que todos, pequenos, médios e grandes produtores agrícolas, sejam obrigados a preservar.

Para propriedades de até 1 módulo, serão 5 metros de recomposição, não ultrapassando 10% da propriedade. Para propriedades de um a dois módulos, a recomposição é de 8 metros, até o limite de 10% do terreno. Os imóveis de dois a quatro módulos terão de recompor 15 metros, não ultrapassando 20% da propriedade. Acima de quatro módulos, a recuperação deve ser entre 30 metros e 100 metros.

"Os grandes têm grande extensão de propriedade e têm condição de recuperar todas as áreas de preservação permanente", destacou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, 65% do total de imóveis rurais no Brasil têm até 1 módulo fiscal e ocupam apenas 9% da área agrícola do país. As propriedades com mais de 10 módulos rurais, por sua vez, representam 4% do total de imóveis do país, e ocupam 63% do área produtiva agrícola.

Mangues e Topos de Morros

As alterações da presidente na reforma ambiental irão recuperar a exigência de que os donos de propriedades rurais recuperem mangues e topos de morros que tenham sido desmatados nas últimas décadas. O texto da Câmara havia flexibilizado o reflorestamento nessas áreas de preservação, alegando que, em muitos casos, se tratavam de culturas consolidadas.

A titular do Meio Ambiente sinalizou, no entanto, que culturas como café, maçã e uva podem receber salvaguardas no projeto, ficando desobrigadas de se adequar integralmente às regras das APPs.

Izabella também revelou que o governo vetou dois parágrafos do Código Florestal que permitiam aos municípios regulamentarem o conceito de APP. Segundo ela, a interpretação definida no código passa a valer tanto para áreas urbanas quanto para as rurais. Dunas e manguezais em áreas urbanas, explicou a ministra, estão protegidas pelas novas regras ambientais."Aquilo que foi feito na Câmara foi vetado pela presidente da República", enfatizou.

O Código não é dos ruralistas nem dos ambientalistas, é o código dos que têm bom senso" - Mendes Ribeiro, ministro da Agricultura.

Motivos dos Vetos

Izabella Teixeira destacou que a insegurança jurídica e a inconstitucionalidade levaram aos 12 vetos. Ela falou que o objetivo foi também "não anistiar o desmatador, preservar os pequenos e responsabilizar todos pela recuperação ambiental". "O veto é parcial em respeito ao Congresso Nacional, à democracia e ao diálogo com a sociedade", completou.

"O Código não é dos ruralistas nem dos ambientalistas, é o código dos que têm bom senso", acrescentou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro.

Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, "não vai haver anistia" com o novo Código Florestal.

"Estamos dizendo que não vai haver anistia para ninguém, todos terão que contribuir para a recomposição de áreas de preservação permanente que foram utilizadas ao longo dos anos, mas estamos dizendo que essa recomposição vai levar em consideração proporcionalmente o tamanho da propriedade. Estamos estabelecendo um princípio de justiça."

Acréscimos

Entre os acréscimos a serem feitos pela medida provisória, está a reintrodução no texto de princípios que caracterizam o Código Florestal como uma lei ambiental. Tal trecho havia sido aprovado no Senado, mas depois foi eliminado na Câmara por pressão da bancada ruralista.

Um dos princípios trazia orientação para que o Brasil se comprometesse com a preservação das florestas, da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e com a integridade do sistema climático. Outro reconhecia a "função estratégica" da produção rural para a recuperação e manutenção das florestas. Um terceiro pregava modelo de desenvolvimento ecologicamente sustentável, para conciliar o uso produtivo da terra com a preservação.

Votação Difícil

O código, que está em discussão no Congresso desde 1999, já havia sido aprovado pelos deputados em maio de 2011, em uma derrota do governo imposta pela bancada ruralista.

Em dezembro, o texto chegou ao Senado, onde passou por ajustes, com alterações que atendiam à pretensão governista. Por ter sido modificado pelos senadores, voltou à Câmara, onde, em abril, foi alterado de novo,  contrariando novamente o governo.

Parlamentares ligados ao campo já falam em mobilização para derrubar os vetos de Dilma. Interlocutores do Planalto, contudo, consideram a ameaça remota. Desde a redemocratização, somente três vetos presidenciais foram rejeitados pelo Parlamento.

Além do histórico desfavorável, há dispositivos regimentais que dificultam o processo. O presidente do Congresso, por exemplo, pode segurar por tempo indeterminado a análise do veto. Outro obstáculo é exigência de quórum especial e da aprovação de dois terços dos parlamentares.

"Veta, Dilma"

Desde que foi aprovado no Congresso, o novo código vem gerando polêmica entre ambientalistas e ruralistas. Movimentos organizados por entidades de proteção ambiental, como o “Veta, Dilma” e o “Veta tudo, Dilma” se espalharam pelas redes sociais.

Personalidades como Fernanda Torres e Wagner Moura também se mobilizaram. No início do mês, a atriz Camila Pitanga chegou a quebrar o protocolo em um evento em que era a mestre de cerimônias - e do qual Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participavam -, para pedir: “Veta, Dilma”.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Dever Das Autoridades

Cada instante que passa em nossas vidas nos sentimos menores como cidadãos. è irreparável o descaso que as autoridades cometem com sua população, com seus eleitores, seus cidadãos. Quando será que nosso grito será realmente ouvido?

Nos permitimos a ser ainda escravos de autoridades por nós empossadas. Pessoas que deveriam lutar pelos nossos direitos, e que deveriam cumprir o maior dever de todos, defender o povo brasileiro. Sinceramente, não creio que haja ou que algum dia haverá uma mudança de pensamento e/ou comportamento por parte destas "autoridades", pouquíssimos, cada vez mais raros, são os políticos que cumprem com esta relação "Poder/Povo".

Visualizo apenas pelo menos no meu ponto de vista apenas um (único) partido político que tem como meta o cumprimento desta relação social, que os políticos são simplesmente representantes populares, e este partido é o PSOL.
Por isto, a cada dia que passa me convenço que nas próximas eleições apenas os candidatos deste partido serão votados por mim.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Povo Tem O Que Merece

A única coisa que faz o brasileiro reclamar é quando o time dele perde. Aí ele se dispõe a ir até no aeroporto de madrugada xingar jogador...

Por que não vai até a câmara dos deputados exigir reforma da previdência, reforma política, acabar com aposentadorias milionárias pra políticos, acabar com auxílio terno, exigir a prisão de políticos corruptos, acabar com a imunidade parlamentar etc.????

E viva a política do pão e circo..

Povo Burro, imbecil e ignorante que só pensa em futebol, copa do mundo, e bolsa família, enquanto os políticos fazendo a festa com a ignorância do povo!

Mas se quer reverter essa situação e a justiça sendo feita pela força dos jovens desse país, repasse para todos os seus contatos.

“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!”
  Rui Barbosa

terça-feira, 10 de abril de 2012

Lei de Reforma do Congresso de 2011 (Emenda da Constituição do Brasil)

Lei de Reforma do Congresso de 2011
(Emenda da Constituição do Brasil).

1. O congressista será assalariado somente durante o mandato. E não terá aposentadoria proveniente somente pelo mandato.

2. O Congresso contribui para o INSS. Todo a contribuição (passada, presente e futura) para o fundo atual de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. O Congresso participa dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.

3. Congresso deve pagar seu plano de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.

4. Congresso deixa de votar seu próprio aumento de salário.

5. Congresso perde seu seguro atual de saúde e participa do mesmo sistema de saúde do povo brasileiro.

6. Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõem ao povo brasileiro.

7. Servir no Congresso é uma honra, não uma carreira. Parlamentares devem servir os seus termos (não mais de 2), depois ir para casa e procurar emprego. Ex-congressista não pode ser um lobista.


Se cada pessoa repassar esta mensagem para um mínimo de vinte pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem.

"O que mais preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons!"
Martin Luther King

O Falecimento Do Maracanã

O que será da nossa população após a Copa do Mundo? Restará algum legado? Segundo o Deputado Estadual Marcelo Freixo, nada ficará de legado, muito menos o Maracanã, o atual falecido!

Sim, isto mesmo, falecido, após tantos estupros chamados erroneamente de reformas, o Estádio Mario Filho, o outrora conhecido como Ex-Maior do Mundo, se tornará menor que o Morumbi, e outros mais... Um monumento tombado que teve sua arquitetura e modelo arrasado pela politicagem e ganância de políticos e empresários ávidos a ganharem dinheiro fácil com a morte do estádio de futebol mais poético de toda história brasileira e quem sabe, do mundo!

Como deixamos isto acontecer? Por que a justiça não interviu? E, principalmente, por que teremos que aceitar esta derrota popular no nosso município, e nosso estado? Não há um carioca de verdade que ame o Rio de Janeiro acima de interesses políticos e financeiros?

É digno de choro e lamentação por toda a vida. Eu milhares e milhares de vezes fui ao Maracanã assistir verdadeiros clássicos com mais de 100 mil pessoas, me lembro muito bem que Flamengo e Olaria, na época do Zico, colocávamos por baixo 80 mil pessoas.

Hoje em dia transformaram os Pay-Per-View dos botecos na Geral do Maracanã, a elitização dos estádios será o fim do nosso futebol.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

São Apenas Subordinados !

Não há uma única semana que as suspeitas sobrealgum político não sejam manchetes de jornais. Isto é figurinha repetida, quando não é um vereador, é deputado, senador, presidente... Quando nossos políticos tomarão vergonha na cara e aprenderão que eles não são superiores a ninguem, são apnas subordinados de todo e qualquer brasileiro, nascido ou não em nosso território federal.

Os políticos de modo geral se acham seres superiores, estufam o peito como se fossem galos no galinheiro, quando na realidade são meros funcionários que dependem de nós para poder atuar.

Na Suécia, por exemplo, o deputado que não é da capital, se hospeda num conjugado, sem regalias, ou coisa parecida, apenas têm a consciência de que são o que realmente são e nada além disto e que sua estabilidade é por apenas 4 anos. Mas no Brasil, se eles não são da capital ficam em apartamentos grandes, pagos pelo governo, além de outras tantas regalias que possuem.

Queria ver se eles fossem funcionários de empresas privadas se tal empresa daria a cada um deles o que eles ganham, ou se qualquer empresa paga o salário que o funcionário deseja sem contestação.

quarta-feira, 28 de março de 2012

PGR Pede Abertura De Inquérito Sobre Demóstenes & Dois Deputados

http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/03/pgr-pede-abertura-de-inquerito-sobre-demostenes-e-dois-deputados.html

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, confirmou na noite desta terça-feira (27) que enviou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito para investigar o senador Demóstenes Torres e pelo menos outros dois deputados federais citados em relatório da operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal em fevereiro.

A operação prendeu o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, suspeito de chefiar esquema ilegal de jogos. As gravações telefônicas revelaram a ligação dele com Demóstenes e com os deputados federais Sandes Júnior (PP-GO) e Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO).

Gurgel afirmou que a definição sobre a necessidade de abertura de inquérito veio após a análise de 10 meses de interceptações telefônicas feitas pela PF. "Considerei [as gravações] graves o suficiente para que houvesse o pedido de instauração de inquérito. É um volume muito grande de interceptações telefônicas e de um período bastante longo", afirmou.

Ao G1, o advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que o pedido de inquérito irá facilitar a defesa do senador, que já vinha requisitando as informações à PGR. "Num primeiro momento [o pedido de inquérito] é ruim, mas para nós, juridicamente, é bom, porque teremos condições de levar o caso no devido processo legal", afirmou. Ele sustenta que as gravações não comprovam qualquer ato ilícito do senador.

Em pronunciamento no Senado, Demóstenes admitiu que mantém apenas relação de amizade com o empresário e negou conhecimento ou envolvimento em atividades ilegais.

O pedido de abertura de inquérito será distribuído agora a um ministro do STF, que será o relator e decidirá sobre a abertura ou não de inquérito. Gurgel disse que pediu diligências normais nesse tipo de caso, mas não especificou quais, por se tratar de um caso sob sigilo.

No pedido, o procurador-geral pediu que a investigação seja desmembrada em três inquéritos. Um será específico para apurar possível envolvimento de Demóstenes em atividades ilegais ligadas ao jogo. A segunda deverá se concentrar sobre outros parlamentares. E um terceiro, sobre demais pessoas envolvidas sem foro privilegiado, para ser remetido à primeira instância da Justiça.

Gurgel disse que pediu a abertura de inquérito em separado para Leréia e Sandes Júnior porque identificou menos indícios da ligação deles com Carlinhos Cachoeira. "Em relação a esses outros dois parlamentares, digamos, há menos elementos e, por isso, também se pediu um desmembramento". O G1 tenta contato com os advogados dos deputados.

A assessoria de imprensa do deputado Carlos Alberto Leréia afirmou que ele não se manifestaria até conhecer o teor das investigações da Polícia Federal repassadas ao Ministério Público. A assessoria de Sandes Júnior não atendeu às ligações.

O procurador esclareceu que recebeu as informações sobre a operação Monte Carlo há 20 dias e, nesse período, se concentrou na análise da investigação para pedir a abertura dos inquéritos.

Renúncia.
Após a confirmação do pedido de abertura de inquérito no STF, o líder do PSOL no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), defendeu que o senador Demóstenes renuncie ao cargo. "Claramente, me parece que não tem mais condições para o senador Demóstenes aqui no âmbito do Senado Federal. Eu, se fosse o senador Demóstenes, acho que a única alternativa que restaria neste momento seria a renúncia", disse o líder do PSOL.

Randolfe afirmou que na manhã desta quarta o PSOL vai ingressar com uma representação no Conselho de Ética do Senado contra Demóstenes por quebra de decoro parlamentar. "Diante da decisão do procurador, torna-se inevitável uma representação por quebra de decoro parlamentar", afirmou o senador.

O Conselho de Ética do Senado é presidido, interinamente, pelo senador do DEM Jaime Campos. Nesta terça, Demóstenes pediu afastamento da liderança do DEM no Senado. O novo líder é o presidente nacional do partido, senador Agripino Maia (RN).

segunda-feira, 26 de março de 2012

Sem Humor

Infelizmente na última semana faleceu uma das pessoas que eu mais admirava Chico Anysio. Além de grande humorista, um homem de caráter e inteligencia que sempre ajudou seus colegas de trabaho e lançou outros milhares no rádio e na TV.

Inteligente, de um humor raro e felino para os dias de hoje. Ele  mais parecia um ser de outro planeta, com suas sacadas "de outro mundo". Era de uma geração, de humoristas fantástica que faziam com que na época parássemos de fazer as coisas para assistir televisão com a família e amigos.

Um verdadeiro gênio das telas e dos palcos, e de inúmeros personagens que ficarão sempre na minha memória e tenho certeza que de tantas outras pessoas...

Chico Anysio era indiscutivelmente um Artista com A maiúsculo. Não pela sua estatura física, mas pela estatura de sua obra imortal.
Chico, obrigado por tudo e pelas infindáveis horas de alegria!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Meu Retorno

Peço desculpas a todos os amigos pelo meu sumiço de quase 1 ano. Enfrentei sérios problemas pessoais e profissionais, além das terríveis desilusões, coisas da vida... Mas estarei de volta a partir de hoje. Semanalmente postarei, assuntos das mais diversos quesitos e darei minha opinião sobre todos eles.

Saudações.