Desde que criei o Blogger tenho evitado ao máximo falar do meu FLAMENGO, tudo que o clube passou e passa no seu cotidiano, mas desta vez me sinto na obrigação de mencionar, afinal de contas após quase 24 anos, finalmente o verdadeiro Campeão Brasileiro da Primeira Divisão teve reconhecido e homologado um título conquistado no campo e na bola.
Nós torcedores apaixonados pelo esporte bretão tivemos usurpados pela CBF e pela "Justiça" (pois se fosse justa de verdade não demoraria tanto tempo para dar ao Clube de Regatas do Flamengo o título de 1987).
Todos os brasileiros que acompanharam a história do citado campeonato sabem o que se passou durante aquela época, e dão desde o início,ao clube de maior torcida do país, o devido reconhecimento do título.
Toda esta história foi na realidade uma disputa política e somente por este motivo político que exponho aqui minha satisfação com a tardia homologação de algo que já era, desde o dia 13 de dezembro de 1987, de conhecimento geral, o campeonato daquele ano era do FLAMENGO!
Abaixo posto um texto escrito pelo jornalista Paulo Vinícius Coelho (retirado do site da ESPN) que resume bem o que de fato ocorreu na Copa União:
A decisão da CBF acontece poucos meses depois da entidade reconhecer os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, conquistados por Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e Bahia, como conquistas de títulos brasileiros. E há uma semana o São Paulo recebeu a Taça das Bolinhas, oferecida pela Caixa Econômica Federal ao primeiro clube a conquistar cinco títulos do Campeonato Brasileiro - o Flamengo defende que deveria ter recebido o troféu após o título de 1992.
Entenda o Caso
Em 1987, a CBF enfrentava problemas financeiros e os principais clubes do País criaram uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro com o nome de Copa União com a presença de 16 times. Posteriormente, a CBF passou a denominar esta disputa como Módulo Verde e criou o Módulo Amarelo da Copa União com clubes que não participavam da elite do futebol nacional.
Além disso, a entidade definiu que os dois melhores times de cada módulo teriam que se enfrentar para definir o campeão brasileiro de 1987. Flamengo e Internacional, porém, se recusaram a enfrentar Sport Recife e Guarani. Assim, a CBF organizou um confronto entre o time pernambucano e o paulista. Vencedor, a equipe de Recife foi apontada como campeã brasileira e ambas foram indicadas como representantes do País na Libertadores de 1988.
Desde então, o Flamengo tenta, sem sucesso, ter o seu título reconhecido. Em dezembro, inclusive, a polêmica causou troca de farpas entre Ricardo Teixeira e Patrícia Amorim. Agora, porém, o impasse foi resolvido com a homologação do título brasileiro de 1987 do clube carioca.
http://espn.estadao.com.br/brasileiro/noticia/177038_CBF+RECONHECE+TITULO+BRASILEIRO+DE+1987+DO+FLAMENGO+E+OFICIALIZA+O+HEXA