terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mudança Pra Combater A Criminalidade

Mais uma vez a criminalidade tentou se mostrar mais forte e poderosa do que a ordem pública, do que a polícia, do que o Estado. Todos sabem de onde surgem os mandos e desmandos desta entidade secreta que amedronta e apavora a sociedade carioca e brasileira...

Não podemos fingir que isto ocorre apenas no Rio de Janeiro ou que a Cidade Maravilhosa é a única a sofrer com a violência. A criminalidade ocorre em todas as capitais do país, atemorizando a nação e instaurando o medo como fator de domínio da localidade.

É bem verdade que a cidade do Rio de Janeiro é a mais vista nos noticiários, também pudera, somos a entrada, o cartão postal do Brasil... Quando se pensa no Brasil, visualiza-se a Cidade Maravilhosa, pela sua beleza, pelo seu povo, pela sua história e pela capacidade e criatividade de seu povo de ser feliz e de saber receber o estrangeiro como nenhum outro povo do mundo recebe!

Mas esta impunidade, esta falta de combatividade à raiz do problema de violência dá àsa pessoas que não conhecem o Rio de Janeiro, a imagem errada de que aqui, respira-se bala perdida. É mais do que necessária, a intervenção de uma política pública de segurança com leis mais rígidas, eficaz e eficiente do que as atuais que dão brechas... É, de vital importância a criação de presídios aos moldes dos existentes nos Estados Unidos, onde um advogado pra falar com o detento tenha que utilizar um telefone, cuja conversa é gravada e analizada.

E, tão importante quanto a construção deste presídio, é a retirada da lei qe diz que ninguém tem a obrigatoriedade de criar evidências ou provas contra si mesmo; mesmo quando ele for o culpado. Como exemplo disto, cito que os motoristas visivelmente embriagados podem se negar a fazer o teste do bafômetro alegando tal clausula da lei...

A mudança faz-se mais do urgente...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Rio 2016


Ninguém merecia mais esta conquista do que o povo carioca. Depois de tantas campanhas contra, de tantas pessoas apenas criticando a cidade , como se nas outras cidades jamais tivessem esses mesmos problemas como por exemplo, a violência.

Durante muitos anos escutei diversos jornalistas e comentaristas esportivos falarem que, para a Copa do Mundo, o único estádio brasileiro pronto para receber alguma partida de futebol seria o Morumbi, e justamente este estádio foi o único rejeitado...

Durante a campanha do Cristo Redentor como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, outra vez, jornalistas "especializados" reclamaram dizendo que o monumento era feio, sem graça e não merecia tal importância dada a ele... E o Rio de Janeiro venceu, mesmo com torcida compatriota contra...

E, mais uma vez, nós, cariocas ouvimos campanhas destes mesmos jornalistas torcendo contra os Jogos Olímpicos na Cidade Maravilhosa, pois o Rio de Janeiro tem problemas... Que cidade do mundo não têm problemas? A violência que se tem aqui, encontra-se em escala ainda maior, em diversas outras cidades, principalmente na América e na Europa.

A campanha carioca pelos Jogos Olímpicos foi a melhor, que obteve as melhores notas, a mais realista e a que mais deixaria legado à população. Este legado foi objetivado pelo COI que questionou as outras cidades candidatas sobre tal legado. E, apenas a Cidade Maravilhosa conseguiu demonstrar que existiria um legado tanto na parte física quanto educacional, esportiva, e de infra-estrutura, deixando o legado como bem aos cidadãos cariocas e brasileiros.

Quero deixar aqui meus agradecimentos a todos que apoiaram a campanha do Rio 2016, aos governates municipal, estadual e federal, e a todos os brasileiros que torceram pela cidade mais linda , simpáticae feliz do planeta.